Aguarde, carregando...

40% dos líderes não estão preparados para mudanças, diz pesquisa

06 nov

40% dos líderes não estão preparados para mudanças, diz pesquisa

Em um mundo em constante transformação, a adaptabilidade, ou seja, a capacidade de reagir e se adequar a mudanças, é apontada por muitos especialistas como uma das principais competências para os próximos anos.

Mas essa habilidade pode estar em falta entre os líderes: cerca de 40% deles dizem não se sentir preparados para lidar com mudanças.

Segundo a pesquisa, que coletou dados de companhias de nove Estados e 35 cidades brasileiras, além de cinco países, 37% dos gestores afirmaram não se sentirem preparados para a mudança e 3% pouco preparados.

O objetivo do estudo foi revelar o grau de importância dado pelas empresas à cultura organizacional nos processos de mudança pelos quais passam.

Participaram da pesquisa empresas de 14 setores, como serviços, agricultura, varejo, indústria, tecnologia, educação, saúde, entre outros. Além disso, 66% dos profissionais entrevistados são gestores, incluindo cargos como CEO, sócio, fundador, diretor, gerente e coordenador.

O mundo está muito mais dinâmico, e a cultura organizacional deve ser um pilar dessas transformações, pois as organizações não mudam, mas sim as pessoas, portanto elas devem estar no centro de qualquer estratégia de mudança.

Engajamento é o maior desafio durante processos de mudança

A pesquisa revelou que 77% dos entrevistados consideram que a liderança comunica ou transmite uma visão clara de onde quer chegar nos próximos cinco anos, ante 23% que não compartilham da mesma ideia.

Sobre o maior desafio no processo de mudança, o engajamento é apontado como o principal, com 16%, seguido pela agilidade e adaptabilidade (14%) e comunicação (13%).

Os dados também revelam que, quanto ao alinhamento do discurso da liderança em relação às mudanças, 54% se consideram alinhados, enquanto 16% estão muito alinhados, 25% pouco alinhados e 5% desalinhados.

A liderança tem um papel fundamental no alinhamento das estratégias rumo às mudanças, pois o contato diário é que representa a tangibilização de tudo que pode estar escrito ou sendo falado.

O estudo também mostra quais transformações as empresas estão passando diante das novas estratégias de negócio.

São elas: processos de inovação (27%), seguidos dos processos de gestão de pessoas (25%), os processos de comunicação interna e externa (13%) e os processos financeiros (12%).

Outro dado importante que a pesquisa revelou é que, para que essas transformações deem certo, é necessário mudar comportamentos para alavancar a estratégia do negócio, como:

  • engajar as pessoas (19%),
  • desenvolver as pessoas (11%),
  • inovar e escutar diferentes pontos de vista (7%),
  • reconhecer as pessoas (6%).

Fonte: https://exame.com/carreira/40-dos-lideres-nao-estao-preparados-para-a-mudanca-diz-pesquisa/

× Fale conosco!